A gastronomia de Maceió continua competindo com suas belas praias, pois, na opinião do paranaense Fábio Abila, subchef do navio Costa Fortuna, a orla e a culinária da cidade são os principais atrativos turísticos da capital alagoana. Abila é um dos 955 tripulantes do navio que atracou na quarta-feira (23) no Porto de Maceió. O Costa Fortuna partiu da cidade paulista de Santos com destino a Veneza, na Itália, trazendo a bordo 2.649 turistas. A embarcação também atracou nos portos do Rio de Janeiro, Ilhéus, Salvador e Recife.
Na capital alagoana, um grupo de tripulantes, liderado pelo chef do Fortuna, José Ricardo, escolheu curtir a folga do trabalho no Restaurante Picuí, do chef Wanderson Medeiros, para saborear um roteiro da gastronomia alagoana.
“Conheci o chef Wanderson no Cruzeiro Gourmet do Fortuna, no qual trabalhamos juntos para preparar a carne de sol que foi um dos pratos mais solicitados no navio. Os turistas, a maioria de origem estrangeira, amam a culinária brasileira, e Wanderson faz muito bem”, disse o chef José Ricardo. Já o tripulante Nelson Baroni, que trabalha no shopping do cruzeiro, completou que, durante as compras, os turistas não paravam de comentar sobre a carne de sol preparada pelo chef Wanderson.
Para a secretária municipal de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa, a gastronomia de Maceió é um roteiro turístico consolidado. “Levar a comida nordestina para o cruzeiro é marketing não apenas para a região, mas em especial para Alagoas, porque o restaurante do chef Wanderson Medeiros funciona em Maceió, e ele divulga a nossa cidade com muito sabor e criatividade”, disse Claudia.
O chef Wanderson preparou 700 quilos de carne de sol. Na receita, a iguaria nordestina é regada com manteiga de garrafa e servida com purê de jerimum e batata-doce chip. Já o chef Guga (segundo lugar no concurso Superchef do programa da apresentadora Ana Maria Braga), também convidado do cruzeiro, preparou o filé de filhote ao molho de açaí com creme de mandioquinha e pesto de castanha de caju.